Inventário Extrajudicial

Somos um Escritório de Advocacia especializado em Inventário Extrajudicial (realizado em cartório, de forma administrativa) e Judicial.

Após a morte de um ente querido, é necessário realizar o inventário. Nesse processo será apurado todos os bens, direitos e dívidas do falecido e o percentual de herança de cada herdeiro..

Abaixo, listamos alguns passos que precisam ser seguidos:.

1. Escolha da(o) advogada(o) especialista;.
2. Separação de todos os documentos;
3. Apuração da existência de testamento e levantamento do patrimônio;
4. Escolha da via judicial ou extrajudicial;
5. Decisão sobre a forma divisão dos bens;
6. Pagamento do imposto ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação);
7. Finalização do processo e registro dos bens em favor dos herdeiros.
A escolha de um(a) advogada(o) especialista em direito de família e sucessões é de suma importância para a realização do inventário, pois o profissional, além de saber todas as etapas e prazos para a abertura do inventário, conseguirá mensurar a melhor via, judicial ou extrajudicial, para agilizar o processo e reduzir os custos.

Caso algum dos herdeiros seja menor de idade ou incapaz, o inventário deverá obrigatoriamente ser feito na forma judicial. Se os herdeiros forem maiores de idade e for consensual (amigável), esse processo poderá ser feito na forma extrajudicial em cartório, sendo muito mais rápida a finalização.

Independentemente da forma que será feito o inventário, seja judicial ou extrajudicial em cartório, será necessário, antes de tudo, realizar o pagamento do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). O prazo para que não haja multa do ITCM é de até 60 dias após o óbito.

Gostaria de conhecer um pouquinho mais sobre esse tema e os seus direitos? Eu sou a Danielle Corrêa. Atuo como advogada desde 2007 e sou especialista em Direito de Família e Sucessões, e membro da OAB-SP e do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Vem comigo!

Informações Necessárias para Analisarmos seu caso

    Dra. Danielle Corrêa

    Advogada especialista em Inventário Extrajudicial
    Advogada desde 2007, com pós-graduação em Direito de Família e Sucessões. Membro da OAB-SP, da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e da Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS). Profissional com expressiva vivência em mediação de conflitos familiares, focada em sempre buscar um caminho conciliatório entre as partes envolvidas.
    Rolar para cima
    Fale Conosco
    Fale Conosco!
    Olá,
    Podemos ajudar?